FITOPATOLOGIA

Sociedades Científicas: Início

Esta página é melhor visualizada com Microsoft Internet Explorer 6.0 ou superior  

Sugestão para citação: Brioso, P. S. T. Fitopatologia. Testes utilizados na detecção de fitopatógenos associados a vetores e a doenças em espécies vegetais. Criada em 2005. Disponível em: <http://www.fito2009.com/fitop/fitopinfrateste.htm>.

 

TESTES UTILIZADOS NA DETECÇÃO DE FITOPATÓGENOS ASSOCIADOS A VETORES E A DOENÇAS EM ESPÉCIES VEGETAIS

 

O tempo de análise e emissão de Laudo varia em função do tipo e quantidade de amostra assim como dos testes utlilizados. No entanto, de modo geral varia de 1 a 15 dias.

No Link temos uma estimativa do tempo médio de cada teste até a emissão do Laudo.

 

Biológicos São adotados os testes de Blotter Test, Inoculação (mecânica e/ou por vetores) em Plantas Indicadoras e/ou Diferenciadoras, Teste de Enxertia, Teste de Hipersensibilidade em Fumo ou em Tomate, Teste de Isolamento com Plantas Iscas, Transmissão por Cuscuta sp.

Físico - Químicos São adotados os testes de visualização de Inclusões ou Estruturas Coradas observadas ao Microscópio Ótico e/ou Eletrônico, Isolamento em Meio de Cultura, Eletroforese de Ácido Nucléico e de Proteína e/ou de Isoenzima, Testes Bioquímicos.

Moleculares São adotados os testes de Dot Blot, Bio PCR, LAMP PCR, Multiplex PCR, Nested PCR, PCR, PCR-RFLP, RAPD, RFLP, RT – PCR, Real Time PCR, RCA, RCA-RFLP, Sequenciamento de ácido nucléico e/ou de aminoácidos.

Sorológicos São adotados os testes de Difusão Dupla em Gel de Agar, Dot ELISA, ELISA e Imunocromatográfico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

©2005 Fitopatologia/UFRRJ | Mapa do Site | Créditos | Webmaster | Última Atualização:19/04/2014

Text